Um cenário é certo na rotina do empreendedor: com o controle dos processos contábeis, você ganha mais autonomia e poder de decisão no seu negócio. Na sua empresa, reduza custos com a contabilidade digital, conheça nesse texto 3 possibilidades de alcançar esse resultado.
Para isso, a contabilidade digital se apresenta como uma aliada do seu trabalho, na organização das suas finanças, na gestão dos impostos e aspectos legais da sua empresa. Agora conheça e aproveite ao máximo essa possibilidade, veja como a contabilidade digital pode ajudar a reduzir custos na sua empresa.
Antes de qualquer coisa, é importante você saber que a contabilidade digital desempenha exatamente o mesmo papel de um contador ou de um escritório de contabilidade tradicional, com alguns diferenciais: agilidade, praticidade e autonomia, por exemplo!
Se você tem dificuldades para acompanhar o desempenho do seu negócio, acredite, você não está sozinho! Muitos empreendendores passam pelo mesmo desafio na gestão das suas empresas.
Nesse sentido, a contabilidade digital cuida de tudo que é importante para a correta gestão fiscal e tributária, e assim contribui também para a gestão financeira do negócio, e o melhor: faz tudo isso remotamente, por meios digitais, internet, aplicativos e telefone.
Na contabilidade digital, diversas atividades passam a ser realizadas e arquivadas em nuvem (não são necessários altos investimentos em computadores para armazenar dados, ou espaço físico para guardar documentos), você pode acessar as suas informações de qualquer computador, bastando apenas fazer o login no Sistema.
Até aqui tudo certo, já deu para perceber que há diferenciais e vantagens nesse serviço, agora vamos entender que impactos a contabilidade digital para reduzir os custos da sua empresa!
Aumente a produtividade do seu negócio e reduza custos com a contabilidade digital
Quando você analisa os dados corretos da sua empresa, você consegue saber exatamente qual foi o lucro obtido em um mês, por exemplo. Essa informação dá capacidade para que o empresário saiba o que fazer para aumentar a produtividade do negócio para os próximos períodos.
Além disso, informações corretas e em tempo hábil te dão a possibilidade de saber o que fazer em cada momento da empresa. Em quais momentos investir, em quais momentos formar capital de giro, e quando pode fazer distribuição de lucros e manter a empresa saudável.
Um aspecto muito importante para qualquer tipo de empresa é a contabilidade, que não tem função apenas de apurar os impostos e mandar para o empresário pagar. A contabilidade digital é muito mais uma ferramenta de tomada de decisões, pois entrega ao empresário as informações que mostram o desempenho da empresa. E essas informações possibilitam o planejamento de todos os próximos passos do seu negócio.
Só para dar alguns exemplos, do que pode ser decidido a partir das informações contábeis reais e bem formuladas:
– Planejar investimentos.
– Decidir que setores precisam de mais ou menos recursos.
– Analisar entrada ou saída de sócios da empresa, a captação de investimentos.
E para tudo isso ser possível, o empresário precisa enxergar na contabilidade todas essas possibilidades. O empresário precisa entender a contabilidade como uma parceira na tomada de decisões, muito além de um gerador de impostos para pagamento. Com todas essas noções alinhadas e desenvolvidas no dia a dia, o seu negócio passa a ser mais produtivo e eficiente, pois está sempre alimentado com informações organizadas para análise e tomada de decisão.
Faça da contabilidade digital uma aliada para o seu planejamento financeiro na redução de custos
As operações básicas da contabilidade como elaborar demonstrativos de resultados ou contabilizar receitas e despesas, são essenciais para a sua empresa ter informações para a tomada de decisão. Por meio dessas informações é possível identificar pontos de correção e melhorar a rotina financeira da sua empresa.
Para este momento, um sistema de gestão financeira pode ser um grande aliado, pois com ela fica mais fácil organizar-se e mapear todos os ativos e passivos. E sabe o melhor? Na contabilidade digital você já pode contar com um sistema de gestão financeira integrado com a contabilidade. Assim, você registra as movimentações financeiras da empresa no dia a dia, e a contabilidade irá refletir a realidade dessas movimentações, uma vez que é integrada! Ao fim deste processo, o empreendedor está mais apto a tomar decisões com base na contabilidade e preparado para realizar as mudanças necessárias.
Além de integrar a contabilidade, o sistema de gestão financeira pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento. E assim você consegue controlar todo o fluxo de trabalho, emitir notas da sua empresa com muito mais facilidade e rapidez. Com certeza isso te ajuda a reduzir custos e aumentar a lucratividade da sua empresa.
Quando você conhece a realidade financeira da sua empresa, tem clareza para planejar o que fazer com o dinheiro. Portanto, faça da contabilidade a sua principal aliada, pois será justamente ela que dará norte à sua empresa! E para isso, é FUNDAMENTAL que você empresário passe todas as informações da empresa para o seu contador.
Verifique se o seu regime tributário é o mais adequado para reduzir custos com a contabilidade digital
A definição do regime tributário é uma das decisões mais importantes para o sucesso de uma empresa. A opção errada pode levar a pagar impostos desnecessários em valor elevado. Além disso, pode comprometer a saúde financeira da empresa e causar problemas com a Receita Federal.
Para evitar uma escolha errada, um bom planejamento tributário é fundamental. Esse não é um processo que se faz uma vez só na empresa, deve ser uma prática periódica e estratégica. E para realizar um bom planejamento tributário é necessário levantar algumas informações, dentre as quais apontamos as principais: o faturamento do último ano e a previsão para o próximo, previsão de despesas, margem de lucro de cada produto ou serviço, custo com funcionários.
São essas informações, obtidas junto aos relatórios elaborados por uma boa contabilidade, que vão te ajudar a identificar como reduzir custos na empresa e aumentar a lucratividade. Já pensou que o gasto com a contabilidade se torna um investimento em qualidade e crescimento da empresa dessa forma?
Para você que acompanhou até aqui!
Aí vai um plus para tudo que foi descrito até aqui: a organização e registro de todas as receitas e despesas, formalização das retiradas de dinheiro da empresa por meio de pró-labore ou distribuição de lucros, acompanhamento do fluxo de entrada e saída de dinheiro, permitem que você reduza custos com a contabilidade digital. E assim, você se planeja financeiramente com base em informações reais.
E, lembre sempre de não misturar seus gastos pessoais com as finanças da empresa!
Temos certeza que com essas dicas você não vai pensar duas vezes para o seu negócio entrar na era da contabilidade digital. Conte com a gente!
Conheça todos os detalhes da contabilidade digital no nosso e-book: O que você gostaria de saber sobre contabilidade digital e ninguém nunca te falou!