As empresas no Brasil fazem e pagam uma série de impostos, que podem variar dependendo do tamanho, tipo e atividade da empresa.
É preciso entender do assunto para saber qual é o imposto que você está pagando e evitar que haja qualquer tipo de problema, má interpretação e até mesmo sonegação fiscal.
Justamente por isso é importante conhecer melhor os cálculos e para que as cobranças e tributações servem.
Veja no artigo de hoje quais são os tipos de impostos que uma empresa paga, como os profissionais apuram e pagam de maneira correta, e porque é importante que você tenha uma contabilidade especializada para cuidar disso para você.
Acompanhe o artigo e boa leitura!
Quais são os impostos que uma empresa deve pagar?
Ao gerar notas fiscais, existe uma série de impostos que incidem sobre elas e devem ser pagos pelas empresas.
Não só isso, mas também há vários tipos de outros impostos que só por existir, a empresa já está obrigada a recolher.
Veja quais são:
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): aplicado sobre produtos industrializados e sua alíquota varia de acordo com o tipo de produto.
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços e é de competência estadual. Sua alíquota varia de acordo com o estado onde a empresa está localizada.
- Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ): calculado com base no lucro da empresa e sua alíquota pode variar de acordo com o regime tributário da empresa.
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): aplicado sobre o lucro líquido da empresa e sua alíquota também pode variar de acordo com o regime tributário da empresa.
- Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS): se aplicam sobre a receita bruta das empresas e têm alíquotas diferentes dependendo da atividade da empresa e do regime tributário.
- Imposto sobre Serviços (ISS): aplicado sobre a prestação de serviços e é de competência municipal. A alíquota varia de acordo com o município onde a empresa está localizada.
- Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR): se aplicam sobre a propriedade rural e sua alíquota varia de acordo com o tamanho e localização da propriedade.
Além desses impostos, existem outras taxas e contribuições que as empresas podem ser obrigadas a pagar, como contribuições previdenciárias e taxas de licenciamento.
É importante que as empresas estejam cientes de suas obrigações fiscais e realizem o pagamento desses impostos dentro do prazo para evitar multas e penalidades.
Como não errar na hora de fazer o cálculo de impostos?
O cálculo correto de impostos é muito importante para evitar erros que possam levar a problemas fiscais e financeiros para a empresa.
Cada imposto possui alíquotas e bases de cálculo específicas a levar em consideração na hora de fazer o cálculo. Certifique-se de conhecer essas informações para cada imposto que sua empresa deve pagar.
Para fazer o cálculo correto dos impostos, é importante manter registros precisos e atualizados de todas as receitas, despesas e transações da empresa.
Softwares de contabilidade e gestão podem facilitar muito o processo de cálculo de impostos, automatizando muitas das etapas do processo.
Existem diferentes regimes tributários que as empresas podem adotar, como o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Cada um desses regimes possui suas próprias regras e alíquotas de impostos, portanto, é importante conhecer as diferenças entre eles para escolher o mais certo para sua empresa.
O que acontece se eu pagar algum imposto errado na minha empresa?
Se você pagar a mais do que o valor correto de um imposto, você poderá solicitar o ressarcimento do valor pago a maior, mediante apresentação de pedido administrativo ou judicial.
Se o valor for pago a menos, você estará sujeito a multas e juros pelo valor devido. Nesse caso, é importante regularizar a situação o mais rápido possível para evitar acúmulos de dívidas.
Em caso de pagamento em duplicidade, você poderá solicitar o ressarcimento do valor pago a mais. É importante guardar os comprovantes de pagamento para comprovar o erro.
É importante lembrar que se houver pagamento de imposto em atraso, além de juros e multas, você pode ter seu nome incluído em cadastros de devedores, como o Serasa e o SPC.
Por que é importante ter um escritório de contabilidade cuidando dos impostos da minha empresa?
Um escritório de contabilidade pode ajudá-lo a garantir que sua empresa esteja cumprindo todas as obrigações fiscais e tributárias exigidas por lei, evitando assim problemas com órgãos fiscalizadores.
Até porque, cuidar dos impostos de uma empresa pode ser uma tarefa complexa e demorada, exigindo conhecimentos específicos sobre legislação tributária, cálculos e prazos.
Com um escritório de contabilidade cuidando desses assuntos, você pode economizar tempo e focar nas atividades principais do seu negócio.
Ao contar com o suporte de um escritório, você pode ter certeza de que seus impostos estão sendo calculados corretamente, evitando assim pagamentos em excesso ou multas por atrasos e erros.
O escritório de contabilidade deve fazer um levantamento completo das informações fiscais e tributárias da empresa, incluindo receitas, despesas, investimentos, patrimônio, dívidas, entre outros.
Com base nas informações levantadas, o escritório deve classificar e contabilizar todas as operações financeiras da empresa, de acordo com as normas contábeis e tributárias vigentes. Ele também emite e envia as guias de pagamento dos impostos para a empresa, observando os prazos e formas de pagamento.
É feito todo um acompanhamento e controle de pagamento dos impostos, verificando se as guias foram pagas corretamente e dentro do prazo.
É responsabilidade do escritório elaborar e enviar as declarações fiscais e tributárias da empresa, como a Declaração de Imposto de Renda, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e outras obrigações acessórias.
Além disso, um escritório de contabilidade conta com profissionais especializados em contabilidade e tributação, que podem oferecer orientações e soluções personalizadas para sua empresa. Ele também pode ajudá-lo a fazer um planejamento tributário, que consiste em escolher o regime tributário mais adequado para sua empresa, levando em consideração sua atividade, faturamento e outras características relevantes.
Quer conhecer um pouco melhor a Santa Contabilidade? Clique na imagem abaixo!