Sabemos que o e-commerce não é fácil! São muitos detalhes aos quais prestar atenção. Contudo, cometer erros faz parte do jogo, pois os problemas não devem se tornar a norma, especialmente quando esses erros afetam a contabilidade do seu negócio online. No entanto, listamos os erros mais comuns que podem ser evitados e não causarão problemas no futuro.
Dificilmente se pode atirar a primeira pedra quando se trata de cometer erros, seja no e-commerce ou em qualquer outro empreendimento comercial. Dada a natureza em constante evolução do mercado digital e os regulamentos contábeis para negócios on-line, pois pode ser fácil, ficar confuso com as complexidades. Alternativamente, você também pode se sentir oprimido pelo ritmo acelerado da modernização e optar por deixar certas coisas de lado.
Para não cometer erros, além de emitir notas fiscais, pagar tributos e entregar declarações, é fundamental estar atento às obrigações fiscais, pois assim evita pagar multas ou outras complicações com a Receita Federal. Assim, a contabilidade não pode ser ignorada, pois é responsável pela rentabilidade do seu negócio.
Para evitar que isso se torne uma ocorrência monótona e garantir que seu cliente não tenha uma experiência negativa, descreveremos os erros mais comuns e forneceremos orientações sobre como evitá-los.
A falta de planejamento tributário.
É frequente encontrarmos empresários que não cumprem as normas fiscais. Há casos em que esses indivíduos pagam um valor errado ou pagam mais do que o necessário, ainda assim acabam levando a uma obrigação tributária que pode se concretizar no futuro.
Tipos de notas fiscais:
A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços é comumente conhecida como NFS-e.
Por se tratar de um documento municipal, cada município pode fazer suas próprias normas e decisões de divulgação. Acredite: a diferença é enorme.
A Nota Fiscal Eletrônica de Produtos, também conhecida como NF-e, é um documento digital.
A NF-e é um documento utilizado na venda de produtos em lojas virtuais e físicas, e consequentemente é emitida pelas Secretarias da Fazenda de cada estado do nosso país.
A Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, também conhecida como NFC-e.
Os vales de consumo estão substituindo os vales fiscais eletrônicos em todo o país.
Obtenha uma compreensão abrangente do funcionamento do seu e-commerce.
Infelizmente, por mais óbvio que possa parecer, muitas pessoas falham em examinar seus negócios de perto, resultando em inesperada perda de lucratividade.
Compreender o funcionamento interno e externo da sua indústria é um aspecto fundamental a considerar, pois é fundamental elencar as potenciais ameaças e oportunidades que a economia e o mercado oferecem para o seu setor a curto, médio e longo prazo.
Mantenha o estoque de seu e-commerce organizado.
O erro de não manter um estoque organizado e registrado é um problema comum. É importante armazenar todas as suas mercadorias com cuidado, mesmo que você não tenha uma vitrine onde os clientes possam ver seu estoque. Disponibilidade e armazenamento adequado são fatores-chave, pois são precisos para que você possa manter um inventário preciso.
É importante separar sua instalação física de seu armazenamento on-line, pois combinar a contabilidade do armazém apenas tornará os dados do final do mês mais difíceis de analisar.
Conte com a ajuda de especialistas em contabilidade para lhe fornecer assistência.
A contabilidade desempenha um papel de extrema importância no sucesso de qualquer e-commerce e negócio físico. Já que seu objetivo principal é ajudar as empresas a tomar decisões que se baseiam em métricas reais. No entanto, ao fazer isso, as empresas podem gerenciar melhor suas finanças e aumentar sua lucratividade.
Uma das principais responsabilidades de qualquer organização é realizar avaliações financeiras e econômicas, pois assim conseguem determinar o curso de ação apropriado para o crescimento futuro e a conformidade regulatória. A contabilidade desempenha um papel importante em garantir que os registros financeiros sejam precisos, organizados e atualizados. A contratação de um contador permite que você gaste mais tempo supervisionando seus negócios, agilizando as operações enfim e delegando tarefas financeiras mais burocráticas.
Você está familiarizado com as várias siglas do mundo financeiro?
Encontrar muitas abreviaturas e termos contábeis usados pode ser confuso, no entanto não é desculpa para ignorá-los. Eles são significativos e um erro pode levar a complicações consideráveis. Cuidado e precisão devem ser exercidos ao lidar com estes termos.
Abaixo estão as abreviaturas principais:
- O Código Tributário de Operações e Benefícios, conhecido como CFOP, é um código de quatro dígitos que serve para identificar o transporte de mercadorias em todo o país.
- Se utiliza o sistema NCM para identificar e classificar as mercadorias comercializadas na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Em casos que as iniciais contenham um total de oito dígitos, a interpretação se altera.
- Os dois primeiros dígitos devem ser letras maiúsculas.
- A posição se determina com base nos primeiros quatro dígitos.
- A sub-posição é identificada pelos primeiros seis dígitos.
- O item é identificado pelo seu 7º dígito.
- O subitem é indicado pelo oitavo dígito.
– CNAE: Classificação Nacional de Atividade Econômicas. Responsável por categorizar empresas, definindo o que cada uma pode fazer ou não.
– DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É mais do que uma folha de pagamento, inclui todos os impostos municipais, estaduais e federais pagos por pequenas empresas individuais.
- IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica)
- CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido)
- PIS (Programa Integração Social)
- CPP (Contribuição Patronal Previdenciária)
- Cofins (Contribuição para o financiamento da Seguridade Social)
- ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação)
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
- ISS (Imposto sobre Serviços de qualquer natureza)
Conte com uma contabilidade especializada – Conheça a Santa Contabilidade!
Agora você sabe os erros que pode cometer em seu e-commerce. Para manter sua empresa em conformidade legal e não prejudicar seu desempenho e sucesso futuros, é importante estar mais vigilante e não cometê-los.
Após muitos anos de atuação no setor, a Santa Contabilidade acumulou uma vasta experiência. A equipe de especialistas altamente qualificados da empresa mescla conhecimento técnico com tecnologia de ponta para oferecer a seus clientes uma plataforma digital intuitiva e abrangente. A gama de serviços que a Santa Contabilidade oferece inclui consultoria tributária, gestão de folha de pagamento, gestão financeira, planejamento tributário, contabilidade digital, entre outros serviços relacionados.
Nossa filosofia é baseada na importância de criar conexões duradouras e sólidas com nossa clientela. Primeiramente, estamos empenhados em fornecer atenção personalizada centrada na compreensão de suas necessidades individuais.
Estamos empenhados em garantir que você esteja totalmente satisfeito com nossos serviços e produtos. Nossa equipe trabalha diligentemente para fornecer a você acesso às melhores soluções e ferramentas de ponta atualmente disponíveis no mercado.