Empreendedorismo

Quiz do empreendedor

linha branca separando divs
facebook buton share
whatsapp buton share

Um pouquinho de humor nos perrengues do dia a dia não faz mal pra ninguém né!?

A gente quer saber, conta aí pra nós, qual o maior desafio que você enfrenta no seu negócio?

  1. Definir e acompanhar um plano de negócio
  2. Precificar meu produto ou serviço adequadamente
  3. Cuidar da gestão da minha empresa
  4. Controlar o financeiro da minha empresa
  5. Ter um planejamento tributário adequado

Já escolheu? Conseguiu escolher um só?

Pode ser difícil… Agora confere aí as nossas dicas para vencer esses desafios e alcançar o sucesso no seu negócio:

1 - Plano de negócio

O plano de negócio é um documento que detalha todas as ações do processo de formação de uma empresa, desde a criação, construção, desenvolvimento, até o desenho dos resultados desejados para uma empresa em atividade.

Muitas vezes, iniciamos um negócio sem um planejamento prévio, “pagamos pra ver”, e depois precisamos lidar com cenários que não previmos e suas consequências. E essas situações poderiam ser melhor superadas caso tivéssemos desenhado um plano de negócios ainda no estágio anterior à abertura da empresa.

2 - Precificação

Definir o preço do seu produto ou serviço pode ser algo complicado para muitos empresários. Afinal, quanto vale a sua hora, por exemplo? Para solucionar esse desafio, é essencial saber quais são todos os gastos fixos e variáveis da sua empresa. Primeiro, você deve ter todas as contas da empresa pagas, para só então receber uma parcela do lucro do seu negócio.

3 - Cuidar da gestão

Muitos empresários estão iniciando seus negócios e não possuem recursos para contratar pessoas especializadas em cada área da gestão da empresa. Assim, precisam cuidar de diversas tarefas: compras, marketing, gestão de equipes, vendas, além de executar a atividade principal da sua empresa. Para organizar essas múltiplas tarefas, estudar muito e estruturar planilhas para mapear e controlar cada área pode ajudar a fazer a gestão da sua empresa. Essas planilhas podem ser feitas em excel, e existem também sistemas de gestão para auxiliar nessa tarefa.

4 - Controle financeiro

Ter um propósito definido e fazer o seu melhor é o coração do seu negócio. Aliado a esse sistema, o controle financeiro é o pulmão, que dá o fôlego para a sua empresa funcionar. Um fluxo de caixa para controlar entradas e saídas, separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal, são ações básicas para o sucesso financeiro do seu negócio!

5 - Planejamento tributário

O planejamento tributário consiste em um estudo para que a empresa reduza, dentro da lei, a carga tributária que incide sobre a sua atividade. Para esse estudo indica-se buscar um contador especializado. Para microempresas, geralmente contratar um escritório de contabilidade é o caminho mais adequado. É importante que o contador e você tenham uma comunicação direta e objetivos alinhados, com ética e responsabilidade. O primeiro passo é verificar se o regime tributário em que a empresa está já é o correto e ideal, e a partir daí, apontar o que é melhor para o seu negócio.

E aí, conhece mais algum desafio que não listamos aqui? Compartilha com a gente!

Gostaria de uma ajuda especializada para vencer mais facilmente? Conhecer o caminho das pedras e indicar a direção mais assertiva é a nossa especialidade, quer saber mais? Estamos prontos para te atender!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
GANHE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

A contabilidade mudou bastante nos últimos anos, indo muito além de resolver burocracias típicas de um negócio, e se tornando uma poderosa ferramenta de gestão.

Escrito por

Flávia Souza, contadora e professora

A contabilidade mudou bastante nos últimos anos, indo muito além de resolver burocracias típicas de um negócio, e se tornando uma poderosa ferramenta de gestão.

Curtiu? Compartilhe

whatsapp buton share
facebook buton share

Gostou? Deixe seu comentário

POSTS RELACIONADOS

Quiz do empreendedor
Torne-se mais produtivo em 5 passos!