Muito se fala em gestão, abrir um negócio, planejar, mas é importante saber na prática o que isso significa. O dia a dia de um empreendedor traz muitos desafios, resolução de diversas situações, problemas que podem surgir, decisões a tomar.
E muitas delas podem envolver recursos financeiros e a correta utilização do dinheiro da empresa. Por mais que, muitas vezes a “eupresa” fale mais forte, saiba que você e o seu negócio são “pessoas” distintas que precisam aprender a se relacionar de forma saudável e sustentável.
Certo, mas o que isso quer dizer?
De forma bem simples e direta, quer dizer que você NÃO pode pagar o mercado que faz pra sua casa com o cartão da empresa.
Quer dizer que você NÃO pode pagar a conta de luz da sua casa no débito automático da conta bancária da sua empresa.
Mas…por quê?
Porque se você não tiver uma conta bancária da pessoa física e outra da pessoa jurídica, você não tem como saber o faturamento do seu negócio, qual o seu salário, ou quanto custa manter a sua empresa e a sua vida pessoal.
Na prática, é como se você fosse (e é!) duas pessoas diferentes, com funções distintas.
E então, como fazer isso?
O primeiro passo é abrir uma conta corrente exclusiva para a pessoa jurídica (de preferência no mesmo banco onde tem a conta da pessoa física, para reduzir custos) Bancos digitais são uma opção bem interessante!
Assim, você consegue controlar melhor as receitas e os gastos da sua empresa, e pode organizar todo o planejamento financeiro do negócio, saber quais foram os resultados dos investimentos realizados e quais são as possibilidades de crescimento.
Outro ponto importante dessa organização: assim você realiza os gastos pessoais com o pró-labore ou lucro distribuído e mantém uma reserva financeira para o capital de giro e imprevistos que podem ocorrer na empresa. Você organiza a sua vida pessoal de acordo com a capacidade financeira da sua empresa enquanto trabalha para que o seu negócio prospere e te retorne mais lucros.
Atenção, planejamento e foco
Fique atento se a empresa tem capacidade financeira para o pró-labore ou lucro que você deseja retirar, pode ser necessário repensar o seu custo de vida por um tempo, até a empresa ter a saúde financeira para aquele lucro dos sonhos!
Anota aí! Tirar dinheiro da empresa para gastos pessoais sem um planejamento é o primeiro passo para a desorganização das contas.
Além disso, existe toda a questão tributária perante a Receita Federal em termos de Imposto de Renda. E pra isso um contador pode te orientar como fazer as transferências da PJ para a PF da forma mais segura para você e a sua empresa!
Resumindo: cabeça no lugar e foco no faturamento!
Empreender não é fácil, cuidar do dinheiro, da gestão, não é a coisa mais legal do seu negócio, mas é uma das mais importantes, pode acreditar. Tudo que a gente foca, cresce. Então, foco no dinheiro organizado, em gastar de forma consciente no que é importante. Sempre que possível, conte com ajuda especializada e busque estratégias para aumentar o seu faturamento, o lucro é uma consequência. Com o entendimento do que dá certo ou não, você vai se adaptando e criando disciplina. Tornar a sua empresa próspera e ser uma pessoa mais rica depende apenas e exclusivamente de você.