Gestão

Não faça isso!!!

linha branca separando divs
facebook buton share
whatsapp buton share

Muito se fala em gestão, abrir um negócio, planejar, mas é importante saber na prática o que isso significa. O dia a dia de um empreendedor traz muitos desafios, resolução de diversas situações, problemas que podem surgir, decisões a tomar.

E muitas delas podem envolver recursos financeiros e a correta utilização do dinheiro da empresa. Por mais que, muitas vezes a “eupresa” fale mais forte, saiba que você e o seu negócio são “pessoas” distintas que precisam aprender a se relacionar de forma saudável e sustentável.

Certo, mas o que isso quer dizer?

De forma bem simples e direta, quer dizer que você NÃO pode pagar o mercado que faz pra sua casa com o cartão da empresa.

Quer dizer que você NÃO pode pagar a conta de luz da sua casa no débito automático da conta bancária da sua empresa.

Mas…por quê?

Porque se você não tiver uma conta bancária da pessoa física e outra da pessoa jurídica, você não tem como saber o faturamento do seu negócio, qual o seu salário, ou quanto custa manter a sua empresa e a sua vida pessoal.

Na prática, é como se você fosse (e é!) duas pessoas diferentes, com funções distintas.

E então, como fazer isso?

O primeiro passo é abrir uma conta corrente exclusiva para a pessoa jurídica (de preferência no mesmo banco onde tem a conta da pessoa física, para reduzir custos) Bancos digitais são uma opção bem interessante!

Assim, você consegue controlar melhor as receitas e os gastos da sua empresa, e pode organizar todo o planejamento financeiro do negócio, saber quais foram os resultados dos investimentos realizados e quais são as possibilidades de crescimento.

Outro ponto importante dessa organização: assim você realiza os gastos pessoais com o pró-labore ou lucro distribuído e mantém uma reserva financeira para o capital de giro e imprevistos que podem ocorrer na empresa. Você organiza a sua vida pessoal de acordo com a capacidade financeira da sua empresa enquanto trabalha para que o seu negócio prospere e te retorne mais lucros.

Atenção, planejamento e foco

Fique atento se a empresa tem capacidade financeira para o pró-labore ou lucro que você deseja retirar, pode ser necessário repensar o seu custo de vida por um tempo, até a empresa ter a saúde financeira para aquele lucro dos sonhos!

Anota aí! Tirar dinheiro da empresa para gastos pessoais sem um planejamento é o primeiro passo para a desorganização das contas.

Além disso, existe toda a questão tributária perante a Receita Federal em termos de Imposto de Renda. E pra isso um contador pode te orientar como fazer as transferências da PJ para a PF da forma mais segura para você e a sua empresa!

Cuide com carinho da sua empresa!

Resumindo: cabeça no lugar e foco no faturamento!

Empreender não é fácil, cuidar do dinheiro, da gestão, não é a coisa mais legal do seu negócio, mas é uma das mais importantes, pode acreditar. Tudo que a gente foca, cresce. Então, foco no dinheiro organizado, em gastar de forma consciente no que é importante. Sempre que possível, conte com ajuda especializada e busque estratégias para aumentar o seu faturamento, o lucro é uma consequência. Com o entendimento do que dá certo ou não, você vai se adaptando e criando disciplina. Tornar a sua empresa próspera e ser uma pessoa mais rica depende apenas e exclusivamente de você.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
GANHE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

A contabilidade mudou bastante nos últimos anos, indo muito além de resolver burocracias típicas de um negócio, e se tornando uma poderosa ferramenta de gestão.

Escrito por

Flávia Souza, contadora e professora

A contabilidade mudou bastante nos últimos anos, indo muito além de resolver burocracias típicas de um negócio, e se tornando uma poderosa ferramenta de gestão.

Curtiu? Compartilhe

whatsapp buton share
facebook buton share

Gostou? Deixe seu comentário

POSTS RELACIONADOS

Como preparar sua empresa para um novo ano?
Infoprodutor precisa emitir nota fiscal?
Não faça isso!!!